Por meio de votação secreta, pais e alunos da Escola Nossa Senhora de Fátima, localizada no município de Araputanga decidiram sobre a proposta de conversão da unidade em modelo de gestão cívico-militar, apresentada pelo o Governo de Mato Grosso.
A consulta pública contou com a participação de 672 pessoas, incluindo pais, responsáveis, estudantes maiores de 16 anos e profissionais da educação. O resultado foi amplamente favorável à mudança, com 589 votos a favor, 79 contra, 3 nulos e 1 voto em branco.
A votação ocorreu na última terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de maio entre participantes de 28 escolas do Estado.
Em fevereiro deste ano, 32 escolas regulares passaram a compor o programa de Escolas Cívico-Militares em 24 municípios. De acordo com a Seduc, até o final de 2026, o número deve chegar a 100 unidades, ampliando a oferta de ensino para milhares de jovens mato-grossenses. O número total de escolas na rede é de 628 unidades.
Detalhes do modelo em MT:
Gestão Compartilhada: A escola tem um diretor, que pode ser um profissional civil da educação ou um militar da reserva, e um coordenador pedagógico, que deve ser professor da educação básica.
Professores e Militares: Os professores da rede estadual são responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva atuam como monitores, apoiando a organização e disciplina da escola.
Uniforme: Os alunos utilizam um uniforme escolar, com características militares, como camisetas, calças e bonés.
Objetivos: O modelo busca melhorar o desempenho escolar, reduzir a evasão e a violência, e promover a formação de cidadãos com valores como disciplina e respeito.
Critérios de Escolha: As escolas cívico-militares são escolhidas com base em critérios como baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alunos em situação de vulnerabilidade social e áreas com desafios específicos.
Resultados: O governo de MT afirma que o modelo tem demonstrado resultados positivos, com sete das 10 escolas com as melhores notas no Ideb de 2023 sendo cívico-militares.
• Clique aqui para receber as notícias do Popular Online no WhatsApp
A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE.
Saiba como acessar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as aposentadorias especiais garantidas por lei
Cinco pessoas de Mato Grosso foram alvos da megaoperação nacional que mira um esquema bilionário no setor de combustíveis comandado por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), nesta quinta-feira (28). Entre os alvos estão: duas pessoas de Rondonópolis, uma de Primavera do Leste, uma de Feliz Natal e uma em Diamantino. A operação cumpre mandados de busca, apreensão...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.